Central de Reservas

+55 21 98892-1637

As 7 trilhas de Búzios Que Você Precisa Conhecer

 

Se você está na península mais charmosa do Brasil, e adora uma trilha, separamos sete trilhas que você não pode deixar de conhecer:

 

 

1- Ponta do Pai Vitorio

Localizado no final da Praia Rasa, um dos mais antigos de Búzios, a Ponta do Pai Vitorio é conhecido como um mirante natural e tem um dos visuais mais impressionantes de toda a península. 

O lugar é um pouco afastado da Rua das Pedras, onde fica localizado o nosso hostel mas, você pode ir de carro ou pegar uma van ou ônibus e depois seguir a pé. Logo em seguida já começa a curta caminhada, e você consegue chegar no topo do morro seguindo uma trilha de 10 minutinhos que se inicia antes da praia ou ir até a praia e subir pelas pedras.

Com uma vista impactante pra uma ilha que está “conectada” com o continente por uma estreita passagem de pedras, onde a natureza está praticamente intacta, a Ponta do Pai Vitorio tem feito muito sucesso nas redes sociais, onde os turistas fazem fotos incríveis com toda a cidade no horizonte. Você também pode descansar da caminhada na pequena praia que tem lá, então não se esqueça do traje de banho. 

Mas atenção com o horário! Sair de lá depois do escurecer pode ser um pouco complicado e perigoso.

 

Nível de dificuldade: Fácil 

 

2-Travessia Canto – Tartaruga

Você já sabe que nosso hostel fica de frente pra Praia do Canto, ali na Rua das Pedras, então você precisa conhecer essa trilha! Ela se inicia no canto esquerdo da praia, e após atravessar as pedras você chega na Praia dos Amores, onde vale a pena gastar 15 minutos curtindo o local. No lado esquerdo da praia, você vai ver uma trilha subindo o morro, é por ali que começa a nossa aventura. Após ir até o fim da subida, vire pra praia e aprecie a linda vista, que junta o azul do mar com o azul do céu formando uma paisagem deslumbrante. Depois é hora de seguir em frente, a mata parece fechar um pouco mas pode ir tranquilo e sem medo. Mais adiante, vire à direita e siga em frente até chegar a próxima praia, a Praia das Virgens. Você vai precisar descer um barranco antes da praia, e ali pode ser o ponto mais difícil de toda a travessia, mas há uma corda pra ajudar no processo.

A Praia das Virgens tem esse nome pois é quase intocada pelo homem, tem uma pequena faixa de areia (a menor praia da cidade!) e é perfeita pra quem gosta de lugares mais exóticos e escondidos.

A partir daí, o trajeto continua pelas pedras que vai contornando a costa mas não hesite, não é difícil. Após alguns minutos você vai observar a Praia da Tartaruga e toda sua beleza aparecer à frente. E aí você já sabe o que fazer, estender sua canga e dar um belo mergulho. 

A Praia da Tartaruga conta com uma extensa faixa de areia e muitos bares, restaurantes e vendedores ambulantes. Cuidado que o lado direito da praia é composto por um grande coral (perfeito pra fazer snorkel, fica a dica), o maior da península, então nadar ali pode ser perigoso, fique atento!

 

Nivel de dificuldade: Médio

Tempo estimado: 2 horas

 

3-Travessia Ferradura – Ferradurinha

Essa travessia une duas belíssimas praias, a Ferradura (que fica a 20 minutos a pé da Rua das Pedras, onde nosso hostel fica localizado) e Ferradurinha.  O mais legal dessa trilha é que no caminho você passa por vários lugares paradisíacos, vários mirantes e a famosa Ponta do Guardião, uma enseada de rochas que forma o rosto de um homem. Diz a lenda que é o guardião do lugar.

Também passamos pela Enseada das Poças que dependendo da maré pode ser que esteja seca, o que é uma pena. Nesse roteiro também está incluso a Poça da Tartaruga, o Buraco do Céu, a Ponta do Canivete, a Gruta da Ferradurinha (perfeita para mergulho!) e a Praia dos Amores, que fica logo em frente à Praia da Ferradurinha.

Mas cuidado porque a trilha não é muito bem demarcada e há muitas bifurcações, o que pode gerar dúvidas pelo caminho. Entre em contato com a nossa recepção e pergunte sobre os passeios de trilhas guiados com os nossos funcionários! Queremos que você tenha uma experiência incrível e sua segurança é essencial nesses momentos.

   

Nível de dificuldade: Médio/Díficil 

Tempo estimado: 4 horas

 

4- Serra das Emerências 

Esse é um passeio que precisa estar dentro do seu roteiro de férias! Localizada em Tucuns, a Serra das Emerências é o ponto mais alto da cidade, famoso pela visão única que proporciona de toda a cidade de Buzios, também é local de preservação da fauna e flora brasileira e é ainda uma das mais importantes reservas de pau-brasil no estado, abrigando bichos em extinção como a preguiça de coleira, o mico-leão-dourado e o macaco prego. Sentiu a importância do lugar, né? Pois é, e tudo isso aqui pertinho da gente, apenas 10 minutinhos de carro ou ônibus, saindo do centro da cidade, onde nosso Bamboo Hostel se encontra!

O ponto mais alto da serra fica a quase 200 metros do nível do mar, a caminhada até lá é leve, um percurso de 3,2 quilômetros, e o mais legal é que a vista panorama te permite ver tanto Buzios quanto a cidade vizinha, Cabo Frio. 

Fique atento ao horário que você vai subir a Serra para não correr o risco de descer durante a noite e pergunte aos nossos recepcionistas sobre como chegar exatamente ao início da trilha, eles sacam tudo e vão te dar várias dicas maneiras pra deixar sua experiência Bamboo ainda melhor!

Nível de dificuldade: Fácil 

Tempo estimado: 3/4 horas

5- Travessia Tartaruga – Manguinhos

Essa travessia é um percurso muito leve e tranquilo, perfeito pra um passeio na tarde com sua família. Tendo início no lado esquerdo da praia da Tartaruga, atravessando o morro que separa as duas praias, com uma linda vista tendo toda a costa ao fundo, ela te leva até a praia de Manguinhos passando pela fauna e flora típica de Buzios.

Já no lado de Manguinhos, você se depara com um belo píer, e indo adiante pela areia, passando por casas antigas e formações rochosas de cair o queixo, você chega ao famoso Porto da Barra, um lindo e romântico polo gastronômico com muitos restaurantes, bares e cafeterias, onde a parada pra uma bebida vendo o pôr-do-sol é obrigatório! Pode confiar, você não vai se arrepender.

Nível de dificuldade: fácil

 

6-Ponta da Lagoinha

Esse passeio não é bem uma trilha ou travessia mas não pode faltar no seu roteiro de viagem! A Ponta da Lagoinha é um aglomerado de rochas, de todos os tamanhos que você possa imaginar formando paredões, subidas e descidas, e uma incrível piscina natural. 

Esse lugar mágico fica localizado no bairro da Ferradura, no canto esquerdo da praia, subindo pela rua de paralelepípedo, a uns 500 metros de distância da orla. De lá você tem uma mega visão das praias Foca e Forno.

A Ponta da Lagoinha é um lugar perfeito pra fazer fotos e vídeos incríveis pra suas redes sociais, a cada passo você acha um ângulo novo, um melhor que o outro. Uma boa ideia é passar o início da manhã ou o fim de tarde, quando as rochas não estão tão quentes.

Uma curiosidade do local é que no ano de 1990, Caetano Veloso fez um show que entrou pra história da cidade. O evento foi em prol da preservação da Lagoinha mas infelizmente não existe registros em vídeos desse show.

Dica de ouro: Da pra chegar tranquilamente de taxi 😉 Pergunte aos recepcionistas do Bamboo Hostel para mais informações!

 

7-Travessia Brava – Olho de Boi

 

Essa trilha é uma das mais curtas da península. A Praia Brava fica a 20 minutos da Rua das Pedras a pé e além dela ser uma das mais belas de Búzios, você ainda pode curtir uma vista incrível fazendo essa travessia. Ela se inicia no lado direito da praia e depois de 10 minutos de caminhada, você chega no topo do morro, onde você tem uma vista panorâmica que vale a pena o esforço! Depois de chegar lá em cima, além de fazer fotos incríveis, você pode continuar pela trilha e após a descida que leva uns 5 minutos, você chega na praia Olho de Boi mas atenção, essa é uma praia nudista, ou seja, só pode entrar se você estiver completamente nu! 

A Praia Olho de Boi é uma praia pequena e muito charmosa, que vale a pena conhecer se você quiser uma aventura e fazer algo diferente…

 

Nível de dificuldade: fácil

 

Não se esqueça de sempre levar seu lixo pra casa! Não polua!